Combatendo pontas duplas


Os cabelos longos costumam apresentar alguns problemas em comum como, por exemplo: fios ressecados e pontas fragilizadas e que pode se dividir em duas ou mais vezes, pois existe até ponta quíntupla.

O fio capilar é dividido em três partes: a medula, que se localiza no interior e distribui minerais e nutrientes; o córtex, que se localiza no meio, trazendo força e elasticidade; e a cutícula, a camada externa, composta de escamas que vão se sobrepondo.

Quando o cabelo está saudável, essas três camadas são unidas e seladas através da proteína ceramida e da gordura natural dos fios. Sem elas, as escamas se abrem, deixando a estrutura interna exposta e fraca. Com isso, os fios ficam sensíveis e podem começar a abrir no sentido do comprimento. Quando o cabelo não é cuidado, o desgaste natural dos fios, a poluição, o ar seco, o sol, o vento, o calor, o sal, o abuso de tratamentos químicos e descolorantes, a utilização do secador e da chapinha contribuem bastante para o desgaste dos fios, resultando em pontas duplas, devido à falta de saúde dos fios.

Para evitar pontas duplas, cabelo espetado e desbotado, típicos dos maus tratos causados pela exposição ao sol e utilização de produtos inadequados, os fios capilares devem ser hidratados semanalmente. Na hora do banho, use xampu de lavagem diária e aplique o leave-in que deve permanecer nos fios, garantindo maior proteção.

Ao escolher seus produtos, opte por aqueles com pantenol, ceramidas, vitamina E e aloe vera, substâncias que ajudam na fortificação dos fios. Para as pontas, dê preferência aos recondicionadores com colágeno e frascos específicos para protegerem o cabelo dos efeitos do sol e do cloro.

Não lave os cabelos com água muito quente, visto que pode irritar o couro cabeludo e também gerar feridas, além de deixar os fios mais ressecados.

Na hora de usar o secador mantenha uma distância de no mínimo 15 centímetros entre o secador e os fios e Não esqueça de passar um protetor nos fios antes de secá-los.
Sempre comece a pentear os cabelos pelas pontas e depois vá subindo, use de preferência um pente de madeira.

Nunca prenda os cabelos quando eles estiverem úmidos ou molhados.
Para quem faz chapinha, descolore, faz escova progressiva, alisamento ou relaxamento, e tinge os fios, cuide melhor deles.

O tratamento para as pontas duplas é o corte dos cabelos.
Os reparadores de pontas não selam escamas novamente, eles apenas selam até a próxima lavagem do cabelo.

Nenhum shampoo ou condicionador é capaz de acabar com as pontas duplas. Eles apenas podem preveni-las, se forem grandes emolientes e hidratantes.
A falta de lavagens deixa o cabelo com acúmulo de impurezas, tornando a raiz oleosa resultando no ressecamento das pontas.
A boa alimentação pode também contribuir para a saúde e o “não-ressecamento” dos fios.

___

Veja mais dicas em:

Pele e seus cuidados
Limpeza de pele caseira
Proteja sua pele no frio
Disfarce o cansaço facial
Tipos de lábios
Cuidados com os cílios

Cabelos
Lavando os cabelos
Cabelo ressecado
Cabelos e Verão
Combata a caspa

Anúncios